ISEPRO
Armazém Paraíba
ELEIÇÕES 2020

Confira quais os nomes que devem disputar a prefeitura de Água Branca em 2020

Estamos iniciando mais um ano eleitoral, e como já é de costume em pequenas cidades como Água Branca o assunto do momento não poderia ser outro que não seja as eleições municipais que acontecerão em outubro.

14/01/2020 20h29Atualizado há 1 semana
Por: Elizângela Leal

Estamos iniciando mais um ano eleitoral, e como já é de costume em pequenas cidades como Água Branca o assunto do momento não poderia ser outro que não seja as eleições municipais que acontecerão em outubro.

Em Água Branca a cidade torna as conversas, bem como a disputa que acontecerá este ano, um tanto quanto diferente tendo em vista que não haverá uma disputa de reeleição por parte do atual prefeito Jonas Moura (PSD). A luta travada pela situação será para buscar a sucessão à frente da prefeitura municipal.

Mesmo com um cenário ainda muito embaralhado e faltando um bom período até as eleições, alguns nomes já ganham destaque, e em busca de fazer seu sucessor o prefeito Jonas Moura deve lançar o seu sobrinho e também secretário de finanças durante toda a sua gestão, Junior Ribeiro. Com o nome praticamente definido a disputa na chapa de situação agora será pela vaga de vice, essa explicaremos mais abaixo.

Foto: Divulgação - A esquerda o Sec. de Finanças Junior Ribeiro, ao centro o Prefeito Jonas Moura e a direita o Sec. de Administração Tonheiro. 

 

O jovem secretário parece ganhar o apoio de toda a base e seu nome passa a torna-se unanimidade no meio do grupo.

Se pela situação a “cabeça” da chapa está praticamente definida, na oposição a história muda completamente, ao menos três nomes estão na disputa pela chance de gerir o município.

Entre os nomes da oposição, e um dos primeiros a se manifestar, é o Vereador Ivon Lendl (MDB), esse é um outro jovem na política municipal, mas que já vem em seu segundo mandato de vereador e teve toda a sua vida dentro da política. Filho da ex-prefeita Dra. Luzia, a paixão pela política parece ser algo hereditário.

Durante quase 7 anos o vereador fez parte da base do atual prefeito anunciando seu rompimento recentemente por possuir o interesse em disputar as eleições municipais em 2020 rumo ao executivo.

Foto: Reprodução/Facebook

 

O segundo nome comentado, inclusive por ele mesmo, é o ex-vereador Chico da Moto (PTB). Apesar de recordista de votos nas disputas pelo legislativo o ex-parlamentar não conseguiu todo o apoio que se imaginava após a confirmação da sua pré-candidatura, mas ainda segue firma na intenção de disputar a vaga do executivo municipal.

A força de Chico da Moto está em seus irmãos, a dupla de empresários Van e Genival, que juntos tem estrutura para a campanha e o respeito de muitos na cidade, por conta das suas histórias de superação e ascensão no mundo dos negócios.

Foto: Reprodução/Facebook - A esquerda o empresário Van Moto, ao centro o ex-vereador Chico da moto e a direta o empresário Genival.

 

Um outro nome na oposição, e que seria um forte concorrente é o ex-prefeito João Luiz Lopes de Souza, “Zito”, porém o mesmo encontra-se inelegível no momento.

Zito, ao que tudo indicia, seria o nome mais forte entre os três da oposição já mencionados aqui, porém o mesmo além de inelegível carrega inúmeros processos e escândalos por conta da sua má gestão. Recentemente o ex-gestor foi condenado pelo ministério público a devolver o montante gasto com contratos irregulares.

Foto: Reprodução/Facebook

 

Correndo um pouco por fora, mas sem nenhuma confirmação, se juntaria aos nomes da oposição na disputa pelo executivo municipal a vereadora Marinalva. A única mulher no parlamento municipal foi a primeira colocada nas eleições de 2016.

A DISPUTA PELA VAGA DE VICE

Atrelado ao nome da Vereadora Marinalva é que se inicia a disputa pela vaga de vice na chapa de situação no município. Calma, iremos explicar o porquê.

Mesmo antes de encerrar o ano de 2019 o nome do secretário Junior Ribeiro já era dado como certo para dar sequencia ao trabalho do atual prefeito na cidade. Diante dessa definição todas as atenções se voltaram para a vaga de vice na chapa e é claro, vários nomes entraram nessa disputa, mesmo aqueles que até o momento não se pronunciaram, e entre esses nomes estar o da vereadora Marinalva.

Sendo assim, mesmo oposição ao atual grupo político de situação, a vereadora é um dos nomes fortes para essa vaga, mas não é a única.

A secretária de Educação Cleidimar Tavares também tem seu nome cogitado, e de acordo com informações levantadas a mesma já externou esse desejo ao grupo político, junto com ela segue a também secretária Danielly Lima que está à frente da secretaria de assistência social.

Os médicos Ralph e Majella também são nomes cogitados. O primeiro é uma incógnita até o momento, e mesmo sem manifestar interesse o ex-vice prefeito durante o primeiro mandato de prefeito Jonas Moura é um dos nomes mais comentado para a vaga nas rodas de conversas pela cidade, já o segundo deixou claro que está à disposição do grupo durante a convecção municipal do PSD realizada ainda em 2019.

Atual vice-prefeito, o empresário Nem Motos também tem seu nome cogitado, porém publicamente o mesmo ainda não se manifestou.

Novos nomes também poderão surgir, afinal, estamos falando de política. Outro ponto que pode mudar por completo o cenário atual são as mudanças de lado e os famosos acordos políticos que devem ser realizados nos próximos meses. Acredita-se que até abril muita coisa pode mudar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Água BrancaÁgua Branca - PI Água Branca é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense.
Teresina - PI
Atualizado às 13h02
32°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 24°
36°

Sensação

7.7 km/h

Vento

70.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias