Cidades Moisés Pontes Saúde

Hospital Estadual de Amarante irá fazer exames gratuitos durante Novembro Azul

No mês conhecido internacionalmente para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de próstata, o Hospital Estadual de Amarante Dr. Francisco Ayres Cavalcante irá realizar gratuitamente exames de PSA (antígeno prostático específico, que é o exame de sangue) e ultrassonografia em homens na faixa dos 40 aos 75 anos.

Serão 35 exames de PSA (antígeno prostático específico, que é o exame de sangue) e ultrassonografia, oferecido gratuitamente pelo Hospital Estadual de Amarante, afirmou o diretor geral do hospital, Dr.Ítalo Queiroz.

O atendimento ao homem iniciará na próxima terça-feira (21), às 8h30min com uma triagem que será realizada pelo o médico Dr. Paulo Rodrigues.

O urologista, Dr. Marco Antônio Ayres Filho, será o médico responsável pela solicitação de exames, avaliação e palestras no dia 25 de novembro (dia D pela saúde do homem amarantino).

Conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais comum em homens depois do câncer de pele não-melanoma.

Os exames mais utilizados atualmente são:

PSA – É um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA (Antígeno prostático específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Toque retal – Com este exame o médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque retal, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido e causa apenas um leve desconforto.

Ultrassonografia – A ultrassonografia ou ecografia da próstata é feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Serviço

Exames gratuitos no Hospital Estadual de Amarante no Novembro Azul

Data: 21 a 25 de novembro de 2017

Horário: a partir das 8h30min (com distribuição de 35 senhas por dia)

Edição: Moisés Pontes

Comentários