Polícia

Detentos tentam fugir da Penitenciária Irmão Guido em THE

Foto: JacintoTeles/GP1

Na manhã desta segunda-feira (06), detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido tentaram fugir do pavilhão B, mas foram contidos pelos agentes penitenciários e policiais militares na unidade prisional. Os presos cavaram um túnel que dava acesso à área externa dos pavilhões.

O diretor de assunto sindical, do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Jeerson Dias, relatou a quantidade de presos que empreenderam a fuga. “Foram cerca de 9 presos que tentaram fugir do pavilhão B. Um  deles desistiu da ação e os outros 8 foram recapturados”, afirmou. Além disso, o diretor ressaltou o motivo dessas tentativas de fuga. “A causa é a superlotação dos presídios.

Além disso, toda vez que acontece essas tentativas, os agentes plantonistas são afastados do plantão, pela Secretaria de Justiça”, explicou.

Outro lado

O gerente da Penitenciária Irmão Guido, Josiel Lima, informou que um procedimento administrativo será aberto para apurar o ocorrido e devem ser aplicadas medidas disciplinares sobre os presos. Além disso, será encaminhado ao Poder Judiciário, para serem adotadas providências sobre os detentos que tentaram fugir e uma vistoria geral está sendo realizada no presídio.

A Sejus ressaltou que a penitenciária Irmão Guido tem passado por melhorias na parte de segurança como medidas como a implantação do sistema de câmeras, scanner raio-X, pórtico e raquetes detectores de metais para diminuir as fugas e entrada de objetos ilícitos.

Fonte: GP1 (http://www.gp1.com.br/noticias/detentos-tentam-fugir-da-penitenciaria-irmao-guido-em-teresina-1-423362.html)

Comentários