Moisés Pontes Saúde

Hospital de Amarante realiza Outubro Rosa com oferta de mamografias gratuitas

Outubro Rosa: ações em Amarante marcam campanha sobre câncer de mama (foto: Moisés Pontes)

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (25), no Hospital Estadual Dr. Francisco Ayres Cavalcante, de Amarante, o dia D da campanha Outubro Rosa, movimento esse que ocorre durante o mês de outubro e tem como objetivo ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“É uma honra para a gente receber as mulheres amarantinas. Sabemos da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e não tinha outra opção em valorizar as mulheres do nosso município com a oferta de exames de mamografias gratuitos”, disse o diretor geral do hospital, Ítalo Queiroz.

O evento iniciou com um emocionante testemunho da professora de educação física, Maria Inês, que falou de sua experiência de vida na época que teve câncer de mama e retirou uma das mamas. Maria Inês emocionou as mulheres presentes na ocasião.

A programação deu continuidade com vídeos que mostraram diversas mulheres que passaram por esse problema e venceram graças a prevenção e diagnóstico precoce.

Uma palestra com um tema: “Declare seu amor por você mesma!” foi ministrada pelo médico e ginecologista, Dr. Silvio Deleno, que destacou todo processo de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Assessórios femininos como sombrinhas foram sorteadas entre as mulheres.

“Desde o último dia 10 de outubro, o hospital está realizando Triagem de Mamografia. Hoje estamos realizando o dia D do movimento, que está com uma ampla programação para as mulheres amarantinas. Agradeço a presença de todos! Superou o número de mulheres”, declarou Ítalo Queiroz.

Após a palestra, o médico e ginecologista, Dr. Silvio Deleno, realizou uma triagem de mamografia na sala de ultrassonografia com as mulheres que solicitaram o exame.

O hospital em parceria com a Clínica Giomed oferece 35 vagas gratuitas de mamografias. Para realizar os exames interessadas passaram por uma triagem.

Edição e texto: Moisés Pontes

Comentários