Entretenimento

Praia no centro do Piauí? Tem sim. Apenas 170km de Teresina

Quem pensa que as únicas praias do Piauí que lotam nas férias de julho são as do litoral está enganado. Bem perto de Teresina (170 km), a cidade de Amarante faz sua orla nas areias do Rio Parnaíba. A praia fica no município de São Francisco do Maranhão e recebe para a época uma grande estrutura de bares e shows.

Atrações musicais de destaque regional movimentam a cidade que já possui muitos atrativos turísticos. O blog vai lhe ajudar a dar uma passadinha em Amarante nessas férias.

Atrativos Turísticos

Praia recebe  grande estrutura de bares no mês de julho. Foto: Blog Cultura de Amarante

Nem só de praia vive quem vai à Amarante. Muito longe disso. A cidade possui um dos Centros Históricos mais representativos do estado. Muitas casas estão bem preservadas e pode-se destacar o sobrado onde fica o Centro Cultural Odilon Nunes, o Museu do Reisado e a Igreja Matriz. Um mirante que fica no final da Avenida Desembargador Amaral é cenário para uma foto marcante com o Rio Parnaíba e os morros do Maranhão como plano de fundo, grande cartão postal. O destaque negativo vai para o recente asfaltamento das ruas que retira parte das características históricas do local.

É possível aproveitar também a natureza. Passeios de caiaque pelo Rio Parnaíba e trekking pela região que é cheia de morros que se tornam mirantes com vista para o rio são apenas algumas opções. Uma boa parte desses passeios podem ser feitos a partir da Comunidade Quilombola Mimbó. Primeiro quilombo do Piauí, o local pode ser visitado e, mediante agendamento, os moradores fazem apresentações culturais.

O mais recente dos atrativos é o Lira Ecoparque. Sediado na fazenda aonde é produzida a Cachaça Lira, o espaço se remodelou e hoje possui restaurante e atividades como tirolesa e arvorismo, se tornando um bom ponto para turismo rural e também para as crianças.

Atrações Musicais

Tradicionalmente as prefeituras de Amarante e São Francisco do Maranhão se reúnem e organizam o Festival de Verão. Para esse ano, entre as atrações estão Farra da Gordinha e Brasas do Forró.

No dia 21, a cidade de Regeneração, que fica a apenas 15 km de Amarante, começa o Regefolia, aonde a principal atração é a cantora baiana Ivete Sangalo.

Como chegar

De carro – A BR 343 passa por Amarante, mas no sentido sul do estado. Quem sai de Teresina, vai pela saída da zona Sul na BR-316 e no entrocamento depois de Monsenhor Gil segue no sentido de Floriano.  O trecho de 90 km da BR-316 é bem movimentado, mas o restante da viagem é muito tranquilo. São cerca de 2 horas de viagem

De ônibus – É muito fácil pegar um ônibus até Amarante. Todas as linhas que vão para Floriano e para a região do Cerrado passam pelo município. As que vão para Brasília também. Princesa do Sul, Expresso Floriano, Transpiauí, Lider e diversas outras empresas prestam o serviço. A passagem custa em torno de 39 reais.

Onde ficar

A cidade tem 3 pousadas, a diária deles custa em torno de 40 reais.

Pousada Velho Monge – (86)3222-8694

Foto: Aconva

Pousada Vale da Serra – (86) 3292-1001

Foto: Aconva

Hotel El Shaday – (86) 3292-1270

Foto: Aconva

Contatos Importantes

Mimbó – O contato é com a matriarca do Quilombo, Dona Idelzuíta Rabelo da Paixão – (86) 99952-7131. Com ela você pode agendar para conhecer melhor a cultura da comunidade quilombola.

Associação dos Condutores de Viagem de Amarante (Aconva) – Acompanham o turista por todos os atrativos por apenas 5 reais por pessoa. Fazem o passeio pelo centro e levam ao Mimbó e ao Sítio da Cachaça Lira. (86) 99438-9180

Fonte: Blog Idas e Vindas – Cidade Verde

Comentários

Tags

Moisés Pontes

Moisés Pontes atualmente é estudante de enfermagem pela Faculdade FAMEP. Iniciou sua carreira profissional como colunista jornalístico em 2013 no site de notícias local Amarante Net a convite do atual prefeito Luiz Neto (PSD). Em 2014, recebeu o convite para assumir no Portal JN (Teresina) a coluna Informe Amarante com notícias do município e região. Atualmente também presta serviços como assessor de imprensa político e colaborador da AD Publicidade de Teresina. A convite da deputada e secretária de infraestrutura, Janaínna Marques, Moises recebeu a presidência do PTB Jovem Amarante tornando-se adjunto ao atual presidente Dr. Ítalo Queiroz (PTB Amarante). Trabalhou em 2015 como TARM-Técnico Telefonista Auxiliar de Regulação Médica do SAMU Amarante. Sobre sua paixão por jornalismo, Moisés Pontes foi orientado e instruído pelo jornalista, advogado, professor e historiador cultural Virgílio Queiroz, ator do filme Aí Que Vida de Cícero Filho. Moisés Pontes tem como meta no futuro próximo, criar um site e assessoria de mídias e notícias em saúde devido sua paixão por enfermagem e jornalismo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close