BlogsMoisés Pontes

Processo que pede a cassação do prefeito de Amarante teve audiência nesta segunda

Na manhã dessa segunda-feira (03/04), no fórum de Amarante, aconteceu audiência do processo que pede a cassação do prefeito, Diego Teixeira, do vice-prefeito Mateus Vilarinho e da chapa de vereadores por Fraude Eleitoral.

Os advogados Wallyson Soares e Francivando Rosa, da coligação “União e Trabalho” que ingressaram com a ação pedindo a cassação estiveram em audiência na Justiça Eleitoral do município de Amarante. Segundo eles, os autos do processo já foram remetidos ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Entenda o caso

A Coligação “União e Trabalho” encabeçada por Clemilton Queiroz (PT), segundo colocado na eleição para prefeito de Amarante, ingressou na Justiça Eleitoral com ação pedindo a anulação dos votos e cassação de registro do prefeito eleito Diego Teixeira (PP) e de toda chapa de candidatos a vereador, argumentando que a coligação “A Vitoria Que Vem da Força Do Povo” cometeu fraude eleitoral na sua chapa composição em relação a cota de gênero.

Segundo ação, com finalidade de preencher o mínimo legal de cotas de diversidade de gênero, os partidos e coligação registraram duas candidaturas fictícias, a de Ilana Avelino Araújo e Amanda Morais Neta.

Foram juntadas a representação provas de que as candidatas ditas fictícias obtiveram zero voto, ou seja, que nem elas mesmas votaram em si; não realizaram qualquer movimentação financeira em cota bancária; não produziram material de propaganda|campanha e nem receberam de seus partidos; que ambas possuem exatamente a mesma quantidade de recursos recebidos, R$ 707,40 ( setecentos e sete reais e quarenta centavos), dos quais 100% representam recursos financeiros de ambas, são compostos exatamente de R$ 300,00 de doação de candidatos e que nenhuma apresentou despesas contabilizada na campanha e ambas receberam as doações estimáveis em dinheiro dos mesmos doadores, Diego Lamartine Soares Teixeira e Lucijones Santos Veloso.

“ Claramente a Doação do Candidato eleito Diego Lamartine Soares Teixeira, e do seu Contador de campanha  comprova não só o seu interesse na perpetração de fraude como a sua participação no ilícito, vez que sem registro da Chapa proporcional à sua candidatura seria inviável, talvez sequer existisse, pois não haveria registro de chapa, dado o fato de que uma vez desrespeitada a dita divisão entre sexos concernente aos pretensos candidatos o sistema de registro de candidaturas sequer processo s pedidos “, afirma a representação.

Ainda segundo a petição inicial, “está claro a fraude que tentaram fazer, as candidatas e o prefeito eleito para camuflar a candidatura fictícia de ambas “. As supostas candidatas pediram voto e apoiaram outros candidatos conforme postagem em redes sócias.

Os advogados da Coligação “União e Trabalho” pedem a procedência da ação e julgamento antecipado do mérito considerado ser necessárias somente produção de provas documentais.

A ação foi protocolada na 8ª Zona Eleitoral no dia 14 de novembro de 2016.

@Direto da redação – Notícia Diária

Comentários

Tags

Moisés Pontes

Moisés Pontes atualmente é estudante de enfermagem pela Faculdade FAMEP. Iniciou sua carreira profissional como colunista jornalístico em 2013 no site de notícias local Amarante Net a convite do atual prefeito Luiz Neto (PSD). Em 2014, recebeu o convite para assumir no Portal JN (Teresina) a coluna Informe Amarante com notícias do município e região. Atualmente também presta serviços como assessor de imprensa político e colaborador da AD Publicidade de Teresina. A convite da deputada e secretária de infraestrutura, Janaínna Marques, Moises recebeu a presidência do PTB Jovem Amarante tornando-se adjunto ao atual presidente Dr. Ítalo Queiroz (PTB Amarante). Trabalhou em 2015 como TARM-Técnico Telefonista Auxiliar de Regulação Médica do SAMU Amarante. Sobre sua paixão por jornalismo, Moisés Pontes foi orientado e instruído pelo jornalista, advogado, professor e historiador cultural Virgílio Queiroz, ator do filme Aí Que Vida de Cícero Filho. Moisés Pontes tem como meta no futuro próximo, criar um site e assessoria de mídias e notícias em saúde devido sua paixão por enfermagem e jornalismo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close