Esportes

Copa do Nordeste anuncia mudanças para 2019, River pode ser favorecido

(Foto: Victor Costa)

Para 2018 a Copa do Nordeste já havia anunciado algumas mudanças, como a redução na quantidade de times participantes e diferença no direito a vagas de federação por federação. No entanto, novas mudanças serão feitas em 2019 e essas favorecem os maiores clubes da região.

Presença do River na Copa do Nordeste está assegurada por alguns anos (Foto: Victor Costa)

Indo por partes, começamos com as mudanças para 2018.

  • Número de clubes participantes passa de 20 para 16.
  • Os times campeões estão garantidos assim como os vice-campeões das três melhores federações (Bahia, Pernambuco e Ceará).
  • Os vice-campeões das demais federações (Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe) e os terceiros colocados das melhores, participarão de um mata-mata entre si em uma espécie de Pré-Copa do Nordeste.

Já para 2019, se mantém 16 clubes participantes, no entanto muda-se os critérios de classificação:

  • Os times campeões estão garantidos.
  • Os times mais bem rankeados das três melhores federações (Bahia, Pernambuco e Ceará) estão garantidos.
  • Os times mais bem rankeados das demais federações (Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe) estarão no mata-mata da Pré-Copa do Nordeste assim como os segundos colocados nos rankings das duas melhores federações (Bahia e Pernambuco).

Onde o River se beneficia?

Com a mudança de que a partir de 2019 os times mais bem rankeados garantem uma vaga pelo menos na Pré-Copa do Nordeste, o River tem muito o que comemorar. No Piauí, o Galo é o 1º colocado no ranking de clubes com uma diferença folgada para o segundo colocado.

O time tricolor ocupa a 65ª colocação no ranking geral com 1.373 pontos. Na segunda colocação estadual está o Parnahyba, com 613 pontos e ocupando a 100ª posição geral. O Altos é o terceiro piauiense na lista com 325 pontos e na 136ª posição.

Dessa forma e se nada mudar drasticamente, o River terá a garantia dessa vaga piauiense por um longo período.

Fonte: OitoMeia

Comentários