PiauíÚltimas

Com queda de 40% no FPM, prefeitos preveem falência dos municípios

Os prefeitos já começam o ano com uma notícia ruim em nível municipal. Diferente dos anos anteriores, que sempre têm previsão de repasse de parcelas maiores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no início do ano, em 2017 a realidade é diferente.No Piauí, gestores alertam para uma situação de falência com a retração do recebimento dos recursos. O prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues (PT), acredita que com a queda, “a situação pode levar as prefeituras ao caos”.

Em janeiro de 2017, o repasse do FPM vai cair 16% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em fevereiro, o repasse é maior que no mesmo período do ano passado, – recebe um incremento entre 35% de 39%. Isso representa um ganho real de apenas 14% se comparado com o déficit do mês anterior, janeiro. Em março, o repasse volta a ser negativo e maior ainda, de 39%, se comparado ao mês equivalente do ano passado.

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, também acredita que a queda das receitas municipais representa um alerta para as cidades. “A situação é difícil, as expectativas são das piores. É lamentar e as expectativas depois dessa é que piorem ainda mais. A chuva não está caindo nos municípios, e o FPM, para piorar, está”, declarou.

Assinatura de convênios

Nesta segunda-feira (16), prefeitos estão reunidos na sede da Funasa, em Teresina, para oficializar a assinatura dos convênios de  saneamento básico em seus municípios.

O presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, está presidindo o evento junto com o superintendente no Piauí, Gilberto Antônio. O deputado Atila Lira também está na solenidade.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Moisés Pontes

Moisés Pontes atualmente é estudante de enfermagem pela Faculdade FAMEP. Iniciou sua carreira profissional como colunista jornalístico em 2013 no site de notícias local Amarante Net a convite do atual prefeito Luiz Neto (PSD). Em 2014, recebeu o convite para assumir no Portal JN (Teresina) a coluna Informe Amarante com notícias do município e região. Atualmente também presta serviços como assessor de imprensa político e colaborador da AD Publicidade de Teresina. A convite da deputada e secretária de infraestrutura, Janaínna Marques, Moises recebeu a presidência do PTB Jovem Amarante tornando-se adjunto ao atual presidente Dr. Ítalo Queiroz (PTB Amarante). Trabalhou em 2015 como TARM-Técnico Telefonista Auxiliar de Regulação Médica do SAMU Amarante. Sobre sua paixão por jornalismo, Moisés Pontes foi orientado e instruído pelo jornalista, advogado, professor e historiador cultural Virgílio Queiroz, ator do filme Aí Que Vida de Cícero Filho. Moisés Pontes tem como meta no futuro próximo, criar um site e assessoria de mídias e notícias em saúde devido sua paixão por enfermagem e jornalismo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close