Moisés PontesPiauíSaúdeÚltimas

Você sabe qual é a importância da interpretação laboratorial para o diagnóstico nutricional?

Dentre as inúmeras responsabilidades e dificuldades encontradas pelo profissional de nutrição durante o diagnóstico nutricional, a interpretação e solicitação de dados laboratoriais é tida como uma das mais importantes.

Os exames laboratoriais são importantes na prática clínica para ajudar a identificar insuficiências orgânicas e ajudar a identificar a concentração de nutrientes no nosso organismo, contribuindo assim na escolha do melhor método diante o problema encontrado.

Isso porque, a avaliação laboratorial é um processo rigorosamente controlado. Envolve a análise de amostras-controle, com concentrações pré-determinadas de exame, considerando-se cada grupo de pacientes. Os resultados são obtidos a partir das amostras-controle analisadas com um grupo particular de modelos de pacientes, devendo-se comparar favoravelmente aos valores pré-determinados aceitáveis antes que os dados do paciente sejam considerados válidos. Os dados laboratoriais são os únicos dados objetivos utilizados na avaliação nutricional que são “controlados” – ou seja, a validade do método de sua medição é checada toda vez que uma amostra é testada através da realização do teste em uma amostra com valor conhecido.

Na nutrição, é utilizado para amparar o julgamento subjetivo e achados na avaliação clínica podendo ser úteis em várias etapas como no monitoramento e a adesão do paciente a conduta dietoterápica aplicada.

É importante ressaltar que não se pode estabelecer um diagnóstico utilizando apenas os achados laboratoriais. Estes servem como um auxílio no atendimento clínico, não reduzindo assim sua importância.

Contudo, de que adianta ter os exames em mãos sem saber interpretá-los? Sem saber como orientar seu paciente antes da realização dos mesmos? E foi pensando nesta questão que desenvolvemos o Curso Online sobre Solicitação e Interpretação de Exames Laboratoriais. Com uma abordagem atualizada sobre os principais procedimentos de solicitação, interpretação e associação das alterações bioquímicas, tendo como foco a atual condição epidemiológica da população brasileira.

 

Fonte: Dietpro

Comentários

Moisés Pontes

Moisés Pontes atualmente é estudante de enfermagem pela Faculdade FAMEP. Iniciou sua carreira profissional como colunista jornalístico em 2013 no site de notícias local Amarante Net a convite do atual prefeito Luiz Neto (PSD). Em 2014, recebeu o convite para assumir no Portal JN (Teresina) a coluna Informe Amarante com notícias do município e região. Atualmente também presta serviços como assessor de imprensa político e colaborador da AD Publicidade de Teresina. A convite da deputada e secretária de infraestrutura, Janaínna Marques, Moises recebeu a presidência do PTB Jovem Amarante tornando-se adjunto ao atual presidente Dr. Ítalo Queiroz (PTB Amarante). Trabalhou em 2015 como TARM-Técnico Telefonista Auxiliar de Regulação Médica do SAMU Amarante. Sobre sua paixão por jornalismo, Moisés Pontes foi orientado e instruído pelo jornalista, advogado, professor e historiador cultural Virgílio Queiroz, ator do filme Aí Que Vida de Cícero Filho. Moisés Pontes tem como meta no futuro próximo, criar um site e assessoria de mídias e notícias em saúde devido sua paixão por enfermagem e jornalismo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close