DestaqueMoisés PontesÚltimas

TSE decidirá eleição em três municípios piauienses

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o desembargador Joaquim Santana fez um balanço do pleito nos 224 municípios piauienses na segunda-feira, 03 de outubro. O magistrado indicou que em três cidades, a eleição majoritária está sob judice, pois há candidatos que tiveram o registro impugnado e recorreram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nestes casos, os votos não foram divulgados pelo órgão, até que o fase recursal seja vencida. A situação é observada nos municípios de São Miguel do Tapuio com Lincoln Matos, em Itaueira com Quirino Avelino e em Miguel Leão com Joel Lima. “Itaueira, São Miguel do Tapuio e Miguel Leão, estes três candidatos a prefeito tiveram a candidatura indeferida aqui no Tribunal do Piauí, então concorreram as eleições foram votadas e a palavra final será dada pelo TSE, então não vamos julgar os votos que receberam, se foram eleitos se foram derrotados, está sob judice”, esclareceu.

No que tange aos recursos, o TRE-PI corre contra o tempo para julgar até o final da semana o processo de 37 candidatos a vereadores em diversos municípios do Estado. Os entes buscam garantir a contabilização dos votos, já que antes do pleito tiveram o registro indeferido. “Nós fizemos um esforço muito grande, porém o tempo foi insuficiente para julgar todos os processos”, comentou.

Sobre as denúncias realizadas ao órgão pelo aplicativo Pardal, o desembargador impôs que foram 1.567 denúncias, sendo que 46% correspondem a propaganda eleitoral, 10% compra de votos e 8% crimes eleitorais. “Diante desses números, o Ministério Público fará os procedimentos adequados e, posteriormente, teremos os resultados dentro de um prazo razoável”, finalizou.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Moisés Pontes

Moisés Pontes atualmente é estudante de enfermagem pela Faculdade FAMEP. Iniciou sua carreira profissional como colunista jornalístico em 2013 no site de notícias local Amarante Net a convite do atual prefeito Luiz Neto (PSD). Em 2014, recebeu o convite para assumir no Portal JN (Teresina) a coluna Informe Amarante com notícias do município e região. Atualmente também presta serviços como assessor de imprensa político e colaborador da AD Publicidade de Teresina. A convite da deputada e secretária de infraestrutura, Janaínna Marques, Moises recebeu a presidência do PTB Jovem Amarante tornando-se adjunto ao atual presidente Dr. Ítalo Queiroz (PTB Amarante). Trabalhou em 2015 como TARM-Técnico Telefonista Auxiliar de Regulação Médica do SAMU Amarante. Sobre sua paixão por jornalismo, Moisés Pontes foi orientado e instruído pelo jornalista, advogado, professor e historiador cultural Virgílio Queiroz, ator do filme Aí Que Vida de Cícero Filho. Moisés Pontes tem como meta no futuro próximo, criar um site e assessoria de mídias e notícias em saúde devido sua paixão por enfermagem e jornalismo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close